Notícias
ALPB concede medalha de Mérito Jurídico ao juiz Salvador de Oliveira Vasconcelos
Publicado em 10 de novembro de 2025 às 16:31
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na tarde desta segunda-feira (10), sessão solene para conceder a Medalha de Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity ao juiz Salvador de Oliveira Vasconcelos. A homenagem, proposta pelo deputado Bosco Carneiro, aconteceu no Plenário da Casa e contou com a presença de autoridades, amigos e familiares do homenageado.
Salvador de Oliveira atua como magistrado na comarca de João Pessoa, na Vara de Execução de Penas Alternativas. O deputado Bosco Carneiro ressaltou que são mais de 30 anos do homenageado no Judiciário, protegendo direitos fundamentais e promovendo a equidade social.
“É um momento de muita alegria para todos nós, uma honra sempre ter aqui em plenário pessoas que representam o bem, que representam os bons propósitos. A medalha Tarcísio de Miranda Burity é a homenagem que a Assembleia presta pela sua atuação jurídica. Doutor Salvador faz jus a esta honraria, tendo em vista seu grau de contribuição, realizando um trabalho louvável na Paraíba”, destacou o parlamentar.
A deputada Silvia Benjamin, que presidiu a solenidade, além de reconhecer o trabalho do juiz, ressaltou que a honraria também contribui para o fortalecimento de um bom exemplo para os novos profissionais. “É uma justa homenagem a um homem que é um estudioso do Direito e que tem um currículo admirável. Que esse reconhecimento também sirva para que as pessoas se espelhem em exemplos como ele, para que façam valer a pena a sua vida profissional”, explicou.
Emocionado, Salvador de Oliveira Vasconcelos destacou que ser homenageado pelo Poder Legislativo paraibano é motivo de muita alegria e satisfação.

“Reconheço que muitos colegas também são merecedores desta medalha, mas receber esta comenda desta Casa Legislativa, onde a democracia se manifesta, é um momento de grande felicidade para mim e para minha família. Esta homenagem coroa minha trajetória, desde os tempos de faculdade, passando pela Polícia Civil, onde ingressei por concurso público. Após três anos e dez meses, fui aprovado em concurso para a magistratura, e minha atuação se estendeu pelo Sertão, Brejo, Cariri, finalizando no Litoral, em Cabedelo, e atualmente, na Capital”, disse o juiz.
Mais sobre o homenageado
Sua história é marcada por mais de 30 anos dedicados ao serviço público. Iniciou sua carreira como delegado de polícia. Como magistrado atuou nas seguintes comarcas: Bonito de Santa Fé (exerceu jurisdição eleitoral e diretoria do fórum), Serra branca – remoção por merecimento (exerceu jurisdição eleitoral e diretoria do fórum), Cajazeiras – promoção por merecimento, Esperança – remoção por merecimento (exerceu jurisdição eleitoral e diretoria do fórum), Cabedelo – remoção por antiguidade (atuou por mais de 22 anos – exerceu jurisdição eleitoral e diretoria do fórum), e atualmente João Pessoa.