Notícias
ALPB homenageia personalidades da cultura, do esporte e do ativismo social na Paraíba
Publicado em 23 de outubro de 2025 às 13:01A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (23), sessão solene para homenagear personalidades da cultura, do esporte e do ativismo social no estado. Na oportunidade, foi concedido Título de Cidadania Paraibana ao ativista social Emerson do Nascimento Silva, a Medalha Epitácio Pessoa ao poeta e cordelista Leandro Gomes de Barros (in memorian) e a Comenda Talento Esportivo Desportista Genival Leal de Menezes ao paraibano Marcos Aurélio Crispim Neto.
Autora das proposituras, a deputada Cida Ramos falou sobre o simbolismo da homenagem e a necessidade de reconhecer o trabalho de pessoas que, em diferentes frentes, contribuem para o fortalecimento da cidadania e para a valorização da cultura popular, como o presidente da CUFA-PB, Emerson do Nascimento, o Poeta Leandro Gomes de Barros (in memoriam), representado na ocasião pelo familiar e biógrafo Gutemberg Pereira e o atleta Marcos Aurélio Crispim Neto, representado pela senhora Erica Maria.
“Importante, porque são personalidades que têm um trabalho fundamental na sociedade e a Assembleia diz a elas: vocês são importantes, fazem a diferença em nosso Estado. Embora não tenham mandatos eletivos, vocês têm mandatos representativos do povo paraibano. Nós nos somamos a elas no sentido de tornar essa Paraíba grande, com oportunidades e possibilidades, cada um na sua área”, afirmou a parlamentar.
EMERSON DO NASCIMENTO SILVA
Pernambucano de Recife, Emerson do Nascimento Silva passou a residir na Paraíba ainda criança. Em João Pessoa, morou com sua mãe na Comunidade do Taipa, no bairro do Costa e Silva e, em decorrência de dificuldades financeiras, passou parte da infância e adolescência com sua avó na Comunidade Maria de Nazaré, no bairro do Grotão.
A falta de acesso à saúde, educação, segurança e saneamento básico despertou em Emerson o desejo de lutar por mudanças, por melhorias, principalmente, durante o período da pandemia da Covid-19, quando foi apresentado à Central Única das Favelas (CUFA), organização social brasileira com atuação em vários estados do país e que na Paraíba é presidida pelo homenageado.
Para o homenageado, tornar-se cidadão paraibano é motivo de muito orgulho e uma motivação a mais para seguir transformando vidas através da educação, cultura e empreendedorismo e oferecendo alternativas e esperança para os que mais precisam.
“É um sentimento de gratidão a Deus por tudo que tem nos proporcionado e também a todo o time de líderes da CUFA, à nossa presidenta nacional, Caline Lima, que nos deu essa missão. Esse reconhecimento que a Assembleia vem nos dando coroa toda a trajetória, seja dentro da CUFA, no lado empresarial ou humano. Independente de título, temos a obrigação moral de defender essa bandeira e fazer a Paraíba crescer de forma humanizada”, afirmou Emerson, destacando ainda o orgulho de ver o estado se tornar referência nacional com a Taça das Favelas e outras iniciativas voltadas às comunidades.
MARCOS AURÉLIO CRISPIM
Sócio-fundador do time de futebol americano João Pessoa Espectros, Marcos Aurélio Crispim Neto é, hoje, considerado o grande responsável por popularizar o esporte não só na Paraíba, mas em todo o Nordeste. Sua atuação a frente da equipe lhe rendeu importantes títulos não só como jogador, mas também como técnico – função desempenhada após encerramento de sua carreira em campo, entre os anos de 2012 e 2014. O João Pessoa Espectros é, atualmente, o maior detentor de títulos da região, além de disputar a liderança nacional.
A ousadia, o talento e o trabalho desenvolvido por Marcos Aurélio têm contribuído para elevar o nome do João Pessoa Espectros para todo o país, influenciando adolescentes e jovens à vestirem a camisa e se interessarem pela modalidade. Representando o homenageado, a senhora Érica Maria Oliveira Coelho, afirmou que estar feliz e honrada pela homenagem prestada a Marcos Aurélio pelos representantes do povo paraibano por sua trajetória e representatividade no esporte paraibano.
“Estou muito satisfeita e feliz. Convivo com ele, sou sua cunhada, e vejo como extremamente relevante sua representatividade e importância para o João Pessoa Spectros. Foi muito bom participar e poder passar pra ele essa comenda, ser sua representante, porque é muito justa. Ele é uma pessoa que causou uma mudança. O esporte é algo realmente transforma a vida das pessoas, e saber que ele tem a ver com essa construção é muito bom”, comemorou Erica Maria.
LEANDRO GOMES DE BARROS
Nascido em 1865, o poeta paraibano Leandro Gomes de Barros construiu um legado que inspira amantes da cultura e da literatura nordestina há mais de um século. Considerado o pai da Literatura de Cordel, Barros foi também fundador da indústria do cordel, tornando-se o primeiro autor brasileiro a viver da venda de suas histórias impressas nos populares livretos.
Uma das grandes marcas de Leandro Gomes de Barros foi o seu envolvimento com as causas sociais, traduzindo em versos o sentimento do povo nordestino e denunciando as desigualdades e injustiças de sua época. Seus cordéis, sempre permeados de crítica e sensibilidade, serviram como forma de protesto contra os desmandos sociais, numa época em que os jornais eram usados como instrumento de manipulação pelas elites.
A concessão in memorian da Medalha Epitácio Pessoa — a mais alta comenda do Poder Legislativo paraibano — representa o reconhecimento oficial da Paraíba à importância histórica e cultural de Leandro Gomes de Barros. Representando o poeta na solenidade, o familiar e biógrafo Gutemberg Pereira de Farias destacou o simbolismo da homenagem.
“Mais de um século de história inspirou poetas como João Cabral de Melo Neto e Guimarães Rosa, e hoje Leandro recebe essa honraria. É um reconhecimento que vem em cima de uma obra extremamente importante para a Paraíba e para o Nordeste. A homenagem que a Assembleia Legislativa faz hoje é, antes de tudo, um ato de justiça. Leandro é o artista paraibano que mais influenciou a cultura nacional, a literatura, o cinema e o teatro. Essa honraria vem quitar uma dívida antiga com aquele que é, sem dúvida, o maior poeta popular do Brasil”, disse.
Gutemberg ressaltou ainda que o poeta, se vivo estivesse, receberia a comenda com a humildade que sempre o caracterizou. “Leandro sempre viveu de forma simples, produzindo nas periferias, retratando o cotidiano do povo nordestino. Hoje, ele é elevado à grandeza que merece, sendo reconhecido pela Casa do Povo. E não, não considero a homenagem tardia — nunca é tarde para reconhecer os grandes valores. Leandro representou o povo como poucos artistas de sua época, sua obra é marcada por sensibilidade e compromisso com as causas sociais”, declarou.
Falecido em março de 1918, o autor deixou um acervo impressionante, com cerca de 240 obras publicadas, sendo chamado em sua época de “O Primeiro sem Segundo” e reconhecido até hoje como o maior poeta popular do Brasil de todos os tempos.
A solenidade contou com a presença de líderes comunitários, atletas, personalidades da cultura paraibana, além de familiares e amigos dos homenageados.
Os paraibanos podem acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões ordinárias, visitas técnicas, reuniões de comissões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.