Pular para conteudo principal

Notícias

Creche Pré- Escola da Assembleia realiza feira de ciências para conscientização de preservação do meio ambiente

Publicado em 6 de setembro de 2017 às 21:42

06-09 - Atividades cívicas na Crece da ALPB - ©2017 nyll pereira - 018A Creche Pré-Escola da Assembleia Legislativa da Paraíba “Ângela Maria Meira de Carvalho” realizou, nesta quarta-feira (6), o encerramento do Projeto Ubuntu, que tem o objetivo de desenvolver a conscientização de preservação do meio ambiente nas crianças. Os 173 alunos das seis turmas da escola, de dois a cinco anos de idade, desenvolveram diversas atividades artísticas que foram apresentadas em uma feira de ciências aos pais.

De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Luizyana Magda, o projeto foi desenvolvido durante todo o ano de forma a trabalhar o conceito de contemplação da produção dos colegas. “É um ensinamento muito importante de reconhecimento, já que eles aplaudem as coisas que fizeram, além de contemplar o trabalho dos próprios colegas de sala de aula”, afirmou.

06-09 - Atividades cívicas na Crece da ALPB - ©2017 nyll pereira - 011Cada turma fez releituras de obras musicais ou literárias que abordam o tema de cuidado com o meio ambiente, utilizando elementos da natureza e criando objetos que ilustram a identificação com temas relacionados ao assunto, como cata-ventos para descobrir a existência do ar, ou exibindo respostas das questões “O que é solo?” e “Como a água chega na torneira?”, por exemplo, para avaliar o conhecimento prévio de cada aluno.

A professora Julienna Cortez explicou que a turma do Infantil V, por sua vez, trabalhou a temática do reaproveitamento de materiais com customização de camisas, realizado em conjunto com a família, além do cuidado com as plantas através do plantio de sementes de tomate. “Dessa planta, os alunos criaram, coletivamente, a história “O Pezinho do Tomate”, feito em sala de aula, onde os professores foram construindo com eles o percurso da trajetória de vida do tomate”, contou.

06-09 - Atividades cívicas na Crece da ALPB - ©2017 nyll pereira - 001Ao final da feira, os alunos fizeram uma apresentação musical para os pais cantando cantigas populares sobre o meio ambiente, como “Alecrim Dourado” e “Peixe Vivo”. “Eu aprendi hoje que não pode jogar lixo na rua, na praia, nas plantas e nas florestas porque podem acabar matando os animais que vivem lá”, relatou o aluno Arthur Amâncio, de cinco anos da turma Infantil V, que concluiu com a frase de subtítulo do projeto. “Somos todos nós porque somos todos iguais”, finalizou.