ALPB decreta luto de três dias pela morte do ex-deputado Edmilson Soares
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) emitiu, neste domingo (21), nota de pesar pela morte do ex-deputado e vereador [...]
Foi das mais prestigiadas a homenagem da Assembléia Legislativa, proposta pela deputado Francisca Motta (PMDB), ao Centenário de Nascimento do Monsenhor Manoel Vieira, realizada no auditório do Centro Universitário de [...]
Centenas de autoridades, familiares e ex-alunos participaram na noite desta quarta-feira (03/10) das primeiras solenidades em homenagem ao centenário de nascimento de Monsenhor Manoel Vieira, religioso que nasceu em 1907 no município de Uiraúna e que até sua morte (em 1994) realizou em toda a Paraíba inúmeras ações em áreas como educação, política e amparo aos mais pobres. Após uma missa realizada às 17h, na Igreja de São Francisco, ministrada pelo Arcebispo da Paraíba D. Aldo Pagotto, a programação teve continuidade no auditório do Unipê com uma série de homenagens e concessões de títulos e medalhas ao homenageado (que ao longo da vida foi diretor de colégio, secretário de educação do Estado, deputado federal, diretor geral do sistema carcerário paraibano, entre outros).
Além do lançamento de uma biografia sobre Monsenhor Vieira, organizada pelo jornalista Evandro da Nóbrega, o evento no Unipê contou também com homenagens da Assembléia Legislativa da Paraíba (que em sessão especial concedeu a Monsenhor Vieira a medalha Epitácio Pessoa), da Câmara Municipal de João Pessoa (que lhe concedeu o título de cidadão pessoense), Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba (concedendo a medalha Irineu Pinto), Unipê (título de Professor Honoris Causa) e Fundação Casa de José Américo (com a medalha José Américo de Almeida).
Estiveram presentes a Sessão Especial o deputado Presidente da Comissão de Educação – Rodrigo Soares (PT) que presidiu os trabalhos, Vereador da Câmara Municipal de João Pessoa – Fabiano Vilar, deputado Leonardo Gadelha (PSB), deputada Francisca Motta (PMDB), representando o Governador do Estado Cássio Cunha Lima, Presidente da Fundação Casa de José Américo – Flavio Sátyro Fernandes Filho, sobrinho do homenageado, Dr. Francisco Eustácio Fernandes Vieira, da Arquidiocese da Paraíba – Dom Aldo di Cillo Pagoto, Presidente do Tribunal de Justiça – desembargador Antonio de Pádua Montenegro, representando o Presidente do tribunal de Contas Dr. Arnóbio Viana -o Conselheiro Dr. Flávio Sátiro Fernandes, o deputado Federal Marcondes Gadelha e o Magnífico Reitor da UNIPÊ – professor José Loureiro Lopes.
FENÔMENO
De acordo com a deputada Francisca Motta – autora da propositura – “a comunidade de Patos e toda a Paraíba tem motivos de sobra para prestar homenagem a um homem que dedicou toda a sua vida a uma causa que enobrece o ser humano, a educação”.
– Monsenhor Vieira sempre citou “a educação como bem maior de um povo”, durante sua jornada de realizações, viveu e lutou, sempre para melhoria do sistema educacional, quando de sua passagem por diversas instituições de ensino em nosso Estado e na Câmara Federal onde tão bem representou o nosso povo – acrescentou.
Durante sua trajetória em prol da educação, Monsenhor Vieira dirigiu o colégio Diocesano de Patos, Estadual e o Pedro Aleixo. No governo de João Agripino ocupou o cargo de Secretário de Educação do Estado. “Por sua imensa folha de serviços prestados à Paraíba a Assembléia legislativa do Estado da Paraíba se sente honrada em referenciar uma das mais importantes figuras no contexto educacional de Patos, cujo exemplo ecoa até os dias atuais como um verdadeiro fenômeno na trajetória da Capital do Sertão da Paraíba”, justificou a deputada.
O deputado federal Marcondes Gadelha, também ex-aluno de Monsenhor Vieira. Representando a Câmara Federal no evento (já que o único cargo eletivo ocupado pelo Monsenhor Vieira foi o de deputado federal), Gadelha disse que homenageado foi um dos maiores educadores da Paraíba, que criou “uma ilha de excelência no meio do sertão paraibano, responsável por formar a essência política e intelectual da Paraíba dos últimos 60 anos”.
O Arcebispo Dom Aldo Pagotto lembrou, de forma particular, do período em que o homenageado da noite foi diretor geral do Sistema Carcerário Paraibano. "Foi uma pessoa sempre muito disciplinada e preocupada com os mais pobres e humildes, que através da religiosidade e da disciplina soube lidar e converter muitos daqueles homens que no passado tinham sido responsáveis por crimes bárbaros. O monsenhor foi acima de tudo um pioneiro", destacou.
Entre os representantes da família, destaque para seu sobrinho Francisco Estácio Fernandes Vieira, que recebeu em nome de Monsenhor Vieira as medalhas e comendas concedidas, e para sua sobrinha e "filha adotiva" Maria Therezinha Vieira de Oliveira, a principal idealizadora das festividades em homenagem a Monsenhor Manoel Vieira.
Durante a solenidade realizada no Unipê, Therezinha Vieira destacou o que seu tio foi em vida, ressaltando "sua luta incessante pela formação da juventude". Ela disse que ficou realmente encantada com a receptividade que a data teve em toda a Paraíba, pois sentiu o carinho e a amizade que toda a sociedade tem em relação ao seu tio. "Hoje eu percebo que seu legado não foi esquecido", declarou.
A programação de homenagens ao centenário de Monsenhor Manoel Vieira tem continuidade no dia 18 de outubro, em Patos (cidade onde durante muitos anos ele dirigiu o Ginásio Diocesano de Patos), com uma missa na Catedral de Nossa Senhora da Guia e uma sessão solene na Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira. E as homenagens se encerram em sua cidade natal, Uiraúna, no dia 19 de outubro. Na oportunidade haverá solenidades de recepção e acolhimento dos restos mortais de Monsenhor Vieira e de sua mãe Maritana Fernandes Vieira, que a partir de então permanecerão na Igreja Matriz de Jesus Maria José e na Capela de Nossa Senhora de Lourdes respectivamente.
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) emitiu, neste domingo (21), nota de pesar pela morte do ex-deputado e vereador [...]
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) apreciou, ao longo do ano legislativo de 2025, cerca de 12 mil matérias, das [...]
A Ouvidoria da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) visitou, nesta quarta-feira (17), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) [...]
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quarta-feira (17), a 13ª Sessão Ordinária Itinerante, que aconteceu no Teatro Municipal [...]