Notícias
Campanha da ALPB alerta sobre Câncer de Próstata
Publicado em 18 de abril de 2013 às 12:21A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) iniciou a campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata com uma sessão especial, que aconteceu nesta quinta-feira (18), no Plenário Deputado José Mariz. O evento, de autoria do presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), teve a finalidade de alertar a população para o diagnóstico precoce da doença e foi prestigiado por profissionais de saúde, autoridades políticas e representantes dos municípios paraibanos.
A temática está sendo debatida pelo Poder Legislativo, que está realizando a segunda edição da campanha com o objetivo de chamar a atenção para a importância de prevenir sobre os cuidados com a saúde do homem. A ‘Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Próstata’ foi instituída pela ALPB através da lei 8.609/2008.
O presidente Ricardo Marcelo ressaltou a importância da discussão para que possa deixar de ser um tabu para os homens que precisam realizar o exame periodicamente. “Estamos reunidos para discutir este tema que é difícil para tantos homens e que, por isso, é responsável por tantas mortes. A nossa luta para realizar esta campanha é com a finalidade de esclarecer sobre a gravidade desta doença que vem tomando dimensão de epidemia”, afirmou o parlamentar.
Durante o evento, o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Antônio Carneiro Arnaud, proferiu uma palestra para orientar sobre o diagnóstico do câncer. Ele também parabenizou a Casa de Epitácio Pessoa pela iniciativa. “A Assembleia está fazendo um trabalho extraordinário, pois demonstra a sensibilidade do presidente para com os cuidados à população e mostra que o Legislativo não é somente para discutir projetos. O nosso objetivo aqui é lembrar aos homens que eles têm próstata e que precisam cuidar dela”, exaltou.
A campanha tem parcerias com diversas prefeituras de municípios paraibanos onde serão realizados exames e consultas médicas para a prevenção. Incentivado pela ALPB, o prefeito de Jacaraú, João Ribeiro (PMDB), vai criar um projeto para instituir o Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Próstata. “A gente recebeu a visita da Assembleia e vamos levar adiante esta campanha, pois muitos homens têm dificuldade de fazer o exame. Por incentivo da iniciativa da ALPB vamos criar um projeto para instituir o Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Próstata em Jacaraú”, destacou.
A segunda edição da Semana de Prevenção vai contar com ações nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Esperança, Patos, Sousa, Cajazeiras, Baía da Traição, Aroeiras, Quixaba, Cajazeirinhas, Jacaraú, Caiçara, Santa Terezinha, Tavares, Caaporã, Belém, Conceição, Areia de Baraúnas, Pilar, Pilões, Boa Ventura, Aguiar, Mogeiro, Casserengue, São José de Espinharas e Condado.
Doença – Na Paraíba, semelhante ao que ocorre no País, o câncer de próstata é o que mais faz vítimas. Segundo o Sistema de Informações Sobre Mortalidade da SES, de 2001 a 2013, foram 2.479 óbitos, superando qualquer outro tipo da doença, como estômago (2.451) e pulmão (2.442).
No Brasil – O câncer representa a segunda causa de morte, segundo estudo do Instituto Nacional de Câncer – José Alencar Gomes da Silva (Inca), atrás apenas das doenças do coração. No ano passado, foram descobertos mais de 52.680 casos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em relação ao câncer da próstata, foram registrados mais 60.180 casos entre brasileiros em 2012. Em 2013 são esperados mais de 500 mil novos casos.
No mundo – A cada ano o câncer provoca cerca de 8 milhões de mortes. Estima-se que um terço dessas mortes poderia ter sido evitado com mais prevenção, detecção precoce e acesso aos tratamentos existentes.
Fonte: Alexandre Kito