Pular para conteudo principal

Notícias

ALPB homenageia advogado Rômulo Palitot e escritor Genedilson Monteiro com medalhas de mérito

Publicado em 12 de agosto de 2025 às 17:32

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na tarde desta terça-feira (12), uma sessão solene para outorgar a Medalha de Mérito Jurídico Tarcísio de Miranda Burity ao advogado Rômulo Palitot e a Medalha de Mérito Literário José Lins do Rego ao escritor Genedilson Monteiro. As honrarias, de autoria do deputado Félix Araújo, celebraram as contribuições dos homenageados em suas respectivas áreas.

O deputado Félix Araújo destacou a importância das homenagens. “Os homenageados enriquecem os registros desta Casa, e as homenagens prestadas são absolutamente justas. Seus pronunciamentos, notáveis pela beleza e solidez, inspiram a todos. O ponto alto desta tarde foi a união do Direito e da Literatura, representadas por esta dupla singular”, ressaltou.

O advogado e professor universitário. Rômulo Palitot, visivelmente emocionado, expressou sua gratidão. “Agradeço profundamente por esta homenagem, que representa um marco significativo em minha trajetória profissional. Sinto-me honrado e satisfeito por esta solenidade, compartilhada com amigos, colegas e figuras importantes. Minha gratidão estende-se ao Parlamento Paraibano e ao povo da Paraíba, pela presença e reconhecimento. O elogio proferido sobre minha atuação como intelectual jurídico da Paraíba me emociona e reforça a importância deste momento”, disse.

O escritor Genedilson Monteiro destacou o impacto das honrarias na literatura paraibana. “Acredito que homenagens como esta abrirão novas oportunidades para outros escritores, incentivando-os a buscar formas inovadoras de divulgação de suas obras e da literatura de nosso estado. Me sinto extremamente honrado. Esta medalha, concedida a poucos, resgata a memória de um dos maiores escritores brasileiros”.

Também participram da solenidade compondo a mesa a vice-presidente da OAB-PB, Janny Milanez; o secretário Executivo de Administração Penitenciária, João Paulo Barros; o presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), Sheyner Asfora; a reitora da Unipê, Mariana Brito; o procurador Werton Magalhães; e representando a Academia Paraibana de Letras (APL), Renato César.

Sobre os homenageados:

Rômulo Palitot é um reconhecido profissional do Direito, presidente da Associação Nacional da Advocacia Criminal na Paraíba (ANACRIM-PB), instituição que atua na defesa das prerrogativas da advocacia e no debate sobre o sistema de justiça criminal. Além disso, Palitot exerce a função de Procurador no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), demonstrando sua atuação na intersecção entre Direito e esporte.

Genedilson Monteiro foi homenageado em reconhecimento ao seu destaque na produção literária na Paraíba, com sua obra “Casa de Barro Branco e Areia”, sendo um dos expoentes de sua produção.