Notícias
ALPB concede medalha Epitácio Pessoa ao reitor da UFPB Valdiney Gouveia
Publicado em 6 de setembro de 2022 às 16:40A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu, durante sessão solene na tarde desta terça-feira (06, a Medalha Epitácio Pessoa – a mais importante comenda a Casa – ao Magnífico Reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Professor Doutor Valdiney Veloso Gouveia. A Homenagem proposta pelo deputado Cabo Gilberto aconteceu no plenário “Deputado José Mariz”.
Na defesa da propositura, o deputado Cabo Gilberto disse que a homenagem é um reconhecimento do trabalho fenomenal que o professo Valdiney vem desempenhando à frente da UFPB, instituição que tem uma importância histórica para o nosso estado. “Na gestão do reitor Valdiney, a ideologia está sendo deixada de lado. Ele tem focado a instituição no ensino. Faculdade foi criada para ensinar as pessoas e não para ter cor partidária”, disse.
Ao agradecer a homenagem, o professor Valdiney destacou a presença dos seus familiares, especialmente, do seu pai: João Veloso Gouveia, que foi Redator de Anais da Assembleia Legislativa e ressaltou a importância da homenagem. “É uma situação única poder ser reconhecido por parlamentares que tem uma história tão brilhante em nosso estado”, disse.
“É essa mais alta comenda dessa Casa. Tão importante que não consigo mensurar a minha felicidade. Hoje, inclusive, trouxe o meu pai, que foi servidor desta Casa, para que ele pudesse retornar a esse espaço e ver o filho dele receber essa homenagem que é tão importante. Ele, que por vezes testemunhava outras pessoas receberem, só agora pode testemunhar o seu filho ser homenageado”, acrescentou.
O deputado Moacir Rodrigues destacou o trabalho que o professor Valdiney vem realizando à frente da UFPB, em defesa da construção do Porto de Águas Profundas, das energias renováveis e da questão hídrica da Paraíba. “A universidade é uma das maiores instituições da Paraíba. E agora, com o novo reitorado ela está inserida num novo momento. O reitor está tirando a Universidade de dentro dos portões e levando para a sociedade. A universidade precisa cumprir seu papel científico e social e apontar qual o rumo que o Brasil e a Paraíba devem partilhar”, declarou.
Prestigiaram o evento o juiz Geraldo Porto, representando o desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJPB); o coronel Carlos Alberto, Assessor Parlamentar do Exército Brasileiro; o executivo Felipe Oscar, representando a Associação Comercial da Paraíba; e o coronel Cléber Oliveira, Assessor de Relações Institucionais do 1º Grupamento.
PERFIL DO HOMENAGEADO
Valdiney Veloso Gouveia é Professor Titular de Psicologia Social e Pesquisador do CNPq. Autor da Teoria Funcionalista dos Valores Humanos. É Graduado em Psicologia (1989; pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB) e Direito (2016; pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPE). Tem Especialização em Psicometria (1993; pela Universidade de Brasília – UnB), Mestre em Psicologia Social e do Trabalho (1991; também pela UnB) e Doutor em Psicologia Social (1998; pela Universidad Complutense de Madrid – UCM).
Tem se dedicado ao estudo de valores humanos, traços de personalidade e atitudes e condutas prol e antissociais, preocupação ambiental, além de focar em elaboração e adaptação de testes e escalas psicológicas.