Pular para conteudo principal

Notícias

Assembleia concede o título de Cidadania Paraibana ao médico-cirurgião Rafael Guerra

Publicado em 7 de dezembro de 2017 às 13:48

06.12.17 titulo cidadania jose rafael guerra © roberto guedes (44)A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma Sessão Especial, nesta quarta-feira (6), para conceder o título de Cidadania Paraibana ao médico-cirurgião Rafael Guerra. Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, o homenageado tem outras ações no estado, a responsabilidade pela formação de vários profissionais da medicina. A Sessão Especial foi proposta pelo deputado Renato Gadelha.

Participaram da solenidade de entrega do título de Cidadania Paraibana ao médico-cirurgião Rafael Guerra os deputados Janduhy Carneiro, Guilherme Almeida, Sérgio Rafael, Camila Toscano e Eliza Virgínia, além de parentes do homenageado e outras autoridades, a exemplo da reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, e o juiz do Tribunal Regional Eleitoral, Breno Wanderley.

Na ocasião, o deputado Renato Gadelha justificou a entrega da honraria a Rafael Guerra. “Pelas mãos do professor Rafael Guerra passaram muitos paraibanos, que hoje se destacam no exercício da medicina. Além disso, mesmo na condição de deputado federal por Minas Gerais, nunca hesitou em defender os interesses da Paraíba, como a transposição do Rio São Francisco”, afirmou.

Já o homenageado agradeceu a honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Paraíba. “Recebo esta homenagem com muita honra, já que as relações de Minas Gerais com a Paraíba vêm desde 1930. Além disso, tive a honra de auxiliar na formação de muitos paraibanos, que hoje oferecem a este povo uma medicina humanizada”, disse Rafael Guerra.

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Breno Wanderley, ressaltou que, com a homenagem, a Assembleia Legislativa da Paraíba não homenageia apenas o médico-cirurgião Rafael Guerra. “Sabemos a atuação de Rafael Guerra como deputado federal, que mesmo por Minas Gerais, jamais se furtou em estender a mão ao estado da Paraíba”, completou.

Perfil – José Rafael Guerra Pinto Coelho, 74 anos, nasceu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Entre as ações que realizou está a criação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde, levando a medicina a populações carentes da zona rural.

Como professor de medicina, Rafael Guerra teve participação na formação de vários profissionais paraibanos, a exemplo de José Vieira de Figueiredo e João Bosco Virgínio.