Notícias
Assembleia Legislativa recebe alunos de associação comunitária de Sapé
Publicado em 15 de outubro de 2015 às 16:18A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) recebeu nesta quinta-feira (15), a visita de 70 estudantes da Associação Comunitária Nova Vida, da cidade de Sapé, no Brejo paraibano. O grupo, com idade entre 9 e 16 anos, teve a oportunidade de conhecer as estruturas físicas e a história preservada pela instituição, além de percorrer as dependências do Salão Nobre, Galerias e o Memorial Parlamentar.
De acordo com a diretora da Divisão de Cidadania ALPB, Sônia Aguiar, só em 2015 mais de oitocentos estudantes de instituições de ensino públicas e privadas visitaram a sede da Assembleia Legislativa. “A Casa é do povo e está sempre aberta para receber as pessoas e grupos que buscam conhecer um pouco mais sobre nossa história. Durante essas visitações, nós distribuímos materiais informativos, temos pessoas capacitadas para explicar os fatos e registros históricos do Poder Legislativo, além de esclarecer o que é o parlamento e como funciona a criação das leis em nosso estado”, comentou.
O coordenador da Associação Nova Vida, Jailton Ferreira, revelou que essa é a primeira vez que os estudantes saem do Brejo paraibano para atividades externas aqui na capital. “Esse ano nós estamos desenvolvendo um projeto que busca estreitar os laços entre a escola, família e comunidade, na busca de ampliar o conhecimento das crianças e adolescentes em relação aos direitos e deveres na sociedade. Por isso é importante eles conhecerem o processo de construção das leis estaduais e o exercício da cidadania, para depois poderem reivindicar melhorias nas suas regiões e providencias das autoridades”, esclareceu.
Os estudantes Daniel Gabriel, de 14 anos, e Natália Rayane, de 12, aproveitaram o passeio educativo para saber na prática como são feitas as leis paraibanas e descobrir a importância e o papel dos deputados estaduais no processo político do país.
“É muito importante saber que as decisões que são tomadas aqui acabam refletindo e determinando muitas das leis que são aplicadas no nosso dia a dia. Isso com certeza vai nos ajudar a entender o espaço legislativo e saber o que os deputados estão buscando para melhorar o estado”, comentou Daniel.
“Foi bom conhecer a Assembleia e saber que aqui os deputados também procuram defender os direitos da criança e do adolescente. Agora vamos voltar para Sapé conhecendo na prática o que já tínhamos visto na sala de aula e nos livros,” finalizou Natália.
As escolas e instituições interessadas em marcarem visitas específicas podem entrar em contato através do telefone 3214.4645 / 3214.4648