Notícias
ALPB homenageia Sindifisco e auditores fiscais em sessão especial
Publicado em 13 de março de 2014 às 18:25A Assembleia Legislativa do Estado (ALPB) homenageou, nesta quinta-feira (13), os 24 anos de fundação do Sindicato dos Integrantes do Grupo Ocupacional Servidores Fiscais Tributários do Estado da Paraíba (Sindifisco-PB) através de uma Sessão Especial, que também comemorou o Dia do Auditor Fiscal.
A sessão contou com a presença dos deputados Trocólli Junior (PMDB), que presidiu os trabalhos, Vituriano de Abreu (PSC), Anísio Maia (PT), Frei Anastácio (PT) e Janduhy Carneiro (PTN). Além disso, representantes de sindicatos, órgãos de classe e da sociedade civil organizada também prestigiaram o evento, assim como o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TEC-PB) Umberto Porto e o presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Manoel Izidro.
No seu pronunciamento, o deputado Trocólli Junior destacou a importância do sindicato nos movimentos sociais da Paraíba. Destacou também a cumplicidade entre a entidade e a ALPB. “Essa Casa hoje é uma grande hospedaria dos servidores do Estado. E isso é fruto do comportamento independente do presidente Ricardo Marcelo. “Parabenizo a esta categoria pela luta e pela unidade que lutam por melhorias”, enfatizou. Trocólli presidiu a sessão representando o presidente Ricardo Marcelo, autor da propositura.
O presidente do Sindifisco-PB, Victor Hugo, agradeceu a ALPB pela sensibilidade política em estar antenada com os movimentos sociais. “O presidente Ricardo Marcelo tem presidido esta casa de forma transparente, firme e independente e só estamos aqui por conta deste espaço democrático e atuante. Todos os movimentos vem pra cá e são recebidos”, definiu.
Victor Hugo também agradeceu a mobilização do Fenafisco em prol da aprovação de projetos de interesse dos fiscais. Além disso, o presidente do Sindifisco também relatou a situação que os fiscais do Estado tem passado com falta de diálogo por parte do Governo do Estado.
O deputado Janduhy Carneiro relatou as dificuldades que os fiscais tem enfrentado com o atual governo, que “tem descumprido a lei do subsídio. Os cidadãos paraibanos têm que tomar conhecimento das ações do Governo do Estado. O subsídio é um direito desta categoria e eu me solidarizo com todos”, lamentou.
Já o deputado Vituriano de Abreu destacou a importância da categoria para o funcionamento do Estado. “O Sindifisco tem colaborado para a Paraíba crescer e nada mais justo do que homenagear estes profissionais”, ressaltou o parlamentar, que também fez questão de destacar o descaso do Governo em dialogar com as categorias.
Frei Anastácio, deputado petista, destacou a luta do Sindifisco por melhores condições de trabalho. “Eu via esta categoria apenas como profissionais que fiscalizam a arrecadação de impostos do Estado, mas a luta pelo cumprimento de direitos adquiridos me fez ver este sindicato como um braço forte do Estado, que luta e se organiza exemplarmente”, falou.
O deputado Anísio Maia salientou que as iniciativas do Sindifisco têm sido reconhecida pela sociedade paraibana. “Enquanto estes profissionais lutam por melhorias para a categoria, vemos um festival de isenções fiscais ocorrendo por parte do Governo do Estado. Vocês fazem o sindicalismo que faz bem a sociedade”, disse.
Mobilização – O presidente do Fenafisco e ex-presidente do Sindifisco-PB, Manoel Izidro, também falou sobre a importância que a categoria exerce na luta por melhorias para os fiscais e fez um breve relato sobre greves e mobilizações que a categoria fez quando era presidente do sindicato. Além disso, falou sobre as dificuldades de diálogo com o Governo atual e parabenizar a ALPB pela forma como tem se comportado com os movimentos sociais. “A ALPB está se comportando verdadeiramente como um poder. Sentimos orgulho e termos como nossos representantes”, concluiu.
A sessão especial também foi prestigiada por representantes dos sindicatos de fiscais tributários dos 27 estados brasileiros, que estão em João Pessoa para participar de uma reunião promovida pelo Fenafisco.
Texto: Eliseu Lins
Fotos: Arnóbio Costa