Notícias
Líder do Governo quer comissão suprapartidária para ir a Brasília buscar soluções para a Saúde
Publicado em 26 de novembro de 2013 às 12:37O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba, propôs, na manhã dessa terça-feira (26), a criação de uma comissão suprapartidária para ir ao secretário de Saúde, Waldson Souza, para saber qual a real situação da saúde na Paraíba e ir à Brasília em busca de soluções junto ao Governo Federal.
A preocupação do deputado é devido ao fechamento de leitos do Hospital Universitário (HU), Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba, que deverá provocar uma superlotação nos hospitais do município e do Estado. “A população está enfrentando dificuldades em relação a atendimento”, disse.
O Conselho Estadual de Saúde aprovou uma resolução pedindo ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) que analise as contas dos municípios, levando em consideração os repasses do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O que existe hoje é que os municípios de menor porte enviam pacientes de ambulância para os municípios maiores, mas não repassam os recursos. Tem que haver um rigor do TCE nesse sentido. A questão não é subtrair recursos dos pequenos municípios, mas eles não podem usar essa verba do SUS em outras atividades. Normalmente os municípios mais prejudicados são João Pessoa e Campina Grande, mas também existem problemas em outros municípios pólos, a exemplo de Patos, Cajazeiras, Guarabira, entre outros”, lembra Hervázio.
Viaduto do Cristo – O deputado Hervázio Bezerra também anunciou uma boa notícia para a população de João Pessoa, no que diz respeito à mobilidade urbana. Ele anunciou que o secretário executivo de obras do PAC e Superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado, Ricardo Barbosa, anunciou que foi vencida mais uma etapa para o início das obras para a construção do Viaduto do Cristo Redentor.
Todo entrave burocrático já foi cumprido e o secretário deverá estar dando início à licitação para que o projeto seja iniciado urgentemente, uma vez que a população sofre com os constantes engarrafamentos naquela área. “O tema mais debatido nas últimas eleições foi a questão da mobilidade urbana. Felizmente o Trevo de Mangabeira já está em execução, com parte de recursos federais, com contrapartida do Estado”, revela o deputado.
Da assessoria do Parlamentar