Pular para conteudo principal

Notícias

General Alberto Martins é homenageado com a Medalha Epitácio Pessoa

Publicado em 8 de novembro de 2013 às 11:47

8-11-13_JG ENTREGA DE MEDALHA AO GENERAL DE BRIGADA-)ALBERTO MARTINS DA SILVA) (54)A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou uma sessão solene, na manhã desta sexta-feira (8), para outorga da Medalha Epitácio Pessoa ao historiador, médico e general de Brigada Alberto Martins da Silva. A propositura foi do deputado estadual Raniery Paulino (PMDB), que destacou a trajetória do homenageado no desempenho da Medicina, da Literatura e das atividades realizadas junto às forças armadas.

“É um paraibano nascido em João Pessoa, médico, com uma vasta literatura publicada, vários cargos ocupados em missões no país e no exterior, homenageado em vários outros rincões, mas que faltava o reconhecimento de seu Estado. Hoje, aplaudimos este paraibano, tive o prazer de, em nome da Casa de Epitácio Pessoa, propor e ser o condutor desta justa homenagem”, disse Raniery.

Morando em Brasília há vários anos e atualmente na reserva do Exército, o general Alberto Martins da Silva agradeceu a Casa de Epitácio Pessoa pelo gesto e ao deputado Raniery Paulino em propor a outorga da Medalha Epitácio Pessoa, a principal honraria concedida pelo Poder Legislativo da Paraíba.

8-11-13_JG ENTREGA DE MEDALHA AO GENERAL DE BRIGADA-(ALBERTO MARTINS DA SILVA) (34)

“É gratificante retornar ao meu Estado após tantos anos e receber esta homenagem. Obrigado ao parlamento paraibano por este reconhecimento. Com humildade e satisfação retorno para Brasília com esta medalha a tira colo e com uma alegria imensa no peito”, disse o general.
Estiveram presentes na solenidade a tenente Alana Luna, que representou o Capitão dos Portos da Paraíba, Wagner Abrantes; a aspirante Andréa Rodrigues da Silva, representando o diretor-geral do Hospital de Guarnição do Exército de João Pessoa, coronel Milton Neto; os médicos Mazureik Morais e Gilson Guedes, além de familiares e amigos do homenageado.

 

Sobre o homenageado – Alberto Martins da Silva se formou pela Faculdade de Medicina da Paraíba no ano de 1959 e ingressou na Escola de Saúde do Exército, como primeiro-tenente médico, em 1961, sendo promovido ao posto de general médico, em julho de 1988. Além disso, atuou como membro da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai, foi diretor do Hospital Central do Exército, instrutor e comandante da Escola de Saúde, entre outras funções de destaque.8-11-13_JG ENTREGA DE MEDALHA AO GENERAL DE BRIGADA-)ALBERTO MARTINS DA SILVA) (67)

Como historiador, ele tem publicado mais de uma centena de trabalhos. Entre eles, se destacam as obras: João Severiano da Fonseca (Biblioteca do Exército, 1986); Misión Militar Brasileña de Instrución em El Paraguay (Zamphiropoulos ,1982); Padre João Baptista da Fonseca, revolucionário de 1817 (Thesaurus, 2002); Passos da Minha Calçada (Thesaurus, 2009); e Médicos em Canudos (Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 1995).

 

 

Texto: Ângelo Medeiros

Fotos: Josivan Gomes