Pular para conteudo principal

Notícias

Assembleia lança campanha Outubro Rosa e homenageia médica oncologista Dalva Guedes Arnaud

Publicado em 2 de outubro de 2025 às 12:45

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (2), sessão solene para lançamento da Campanha Outubro Rosa e concessão de Medalha Epitácio Pessoa e Diploma Napoleão Laureano de Honra ao Mérito das Ciências Médicas à médica oncologista Dalva Guedes por seus relevantes serviços dedicados à saúde e aos cuidados com a mulher paraibana. As homenagens foram propostas pelo presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino e pela deputada Daniele do Vale. A solenidade contou com a presença das deputadas Francisca Motta, Jane Panta e Silvia Benjamin, além do deputado João Gonçalves

Propositor da mais alta comenda do Poder Legislativo à Dra. Dalva Guedes Arnaud, o presidente Adriano Galdino ressaltou que os serviços prestados pela Dra. Dalva Guedes Arnaud em prol da população paraibana, tanto nas pesquisas, como na prevenção e promoção da saúde a torna merecedora da Medalha Epitácio Pessoa concedida pelos representantes do povo. “Vamos promover a conscientização sobre o câncer de mama e colo de útero, compartilhando informações e homenageando quem de fato está nesta luta, dedicando a sua vida à causa, como é o caso da Dra. Dalva Guedes Arnaud”, afirmou o presidente da ALPB.

“Para nós, é um momento de grande alegria, hoje, na abertura oficial da Campanha Outubro Rosa da Assembleia Legislativa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, conceder esta homenagem à Dra. Dalva. Uma forma de reconhecimento pelo trabalho realizado em prol da causa, da prevenção, da conscientização e do cuidado da saúde da mulher”, declarou a deputada Daniele do Vale. A parlamentar acrescentou ainda que quando uma mulher é homenageada pela Casa de Epitácio Pessoa todas as mulheres se sentem homenageadas. “É fundamental esse reconhecimento para que possamos divulgar e propagar a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama”, ressaltou Danielle.

Emocionada, a médica Dalva Guedes disse estar honrada pelas homenagens propostas e aprova oriunda pela destacou a surpresa e a importância da homenagem. “Para mim é uma honra muito grande. Ao mesmo tempo foi uma surpresa, mas acho que é fruto de uma junção simbólica: Epitácio Pessoa com Napoleão Laureano. Isso traz uma humanização ao nosso trabalho, que não se restringe apenas a João Pessoa, mas à Paraíba inteira. Estas honrarias me deixam muito feliz, embora eu ainda me considere muito humilde para dizer que mereceria receber dois títulos tão expressivos”, disse.

A médica agradeceu aos autores das homenagens e reafirmou seu compromisso com a saúde da população paraibana. “Nossa missão começa quando deixamos o colo da nossa família e seguimos os estudos para cumprir aquilo a que nos propomos”, completou.

CAMPANHA OUTUBRO ROSA DA ALPB

Durante a solenidade, a Assembleia Legislativa da Paraíba lançou a Campanha Outubro Rosa 2025, liderada pela bancada feminina do Parlamento e que tem como objetivo reforçar as ações de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A abertura do evento foi feita pela, deputada Daniela do Vale, líder da bancada feminina.

Ao lançar a campanha, a deputada Daniela do Vale destacou a atuação da Comissão da Mulher no fortalecimento de políticas públicas voltadas à saúde feminina. “A ação é sempre intensa, a Comissão da Mulher exerce um trabalho muito firme aqui dentro desta Casa, com elaboração de leis, ações de conscientização e parcerias com outras entidades, para que possamos ampliar o acesso a políticas públicas que garantam à mulher esse cuidado e a prevenção do câncer de mama. A Assembleia Legislativa exerce sempre esse trabalho profundo, sério, em prol da mulher paraibana”, afirmou.

Já a deputada Jane Panta ressaltou a importância da mobilização durante o mês de outubro. “Este passo é um grande movimento para que todas as mulheres estejam conscientes do quanto é importante a prevenção. No Outubro Rosa, a gente tenta captar o maior número de mulheres para fazer seu exame preventivo e diagnosticar casos. Quanto mais rápido o câncer é descoberto, mais chance de cura. O câncer de mama, quando identificado no início, tem até 95% de chance de cura. Por isso, a importância das mulheres abraçarem o Outubro Rosa e fazer com que o ano torne-se cor de rosa nos 365 dias”, destacou.

Participaram da solenidade o vereador de João Pessoa, Edmilson Soares; o presidente de Honra e o diretor-presidente da Fundação Napoleão Laureano, Carneiro Arnaud e Marcelo Lucena, respectivamente; diretor geral do Hospital Napoleão Laureano, Marcílio Cartaxo; o presidente da Academia Paraibana de Medicina, Wilberto Trigueiro; a diretora do Departamento Médico da ALPB, Dayse Queiroga, além de familiares e amigos da homenageada.

A população paraibana pode acompanhar todas as matérias apresentadas na ALPB, assim como, sessões ordinárias, visitas técnicas, reuniões de comissões, solenidades e debates através da TV Assembleia, pelo canal 8.2, e também pelo canal TV Assembleia PB no Youtube.