Pular para conteudo principal

Notícias

 Movimentos sociais destacam importância do Parlatório do Povo para a democracia participativa

Publicado em 17 de fevereiro de 2017 às 16:30

Lideranças e movimentos sociais ressaltaram, nesta sexta-feira (17), o compromisso do Presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Gervásio Maia, de reinaugurar o Parlatório Deputado Tota Agra para uso das demandas e reivindicações da população paraibana.

A ocasião foi marcada pela Audiência Públ170217 - Abertura do Parlatório da ALPB - ©nyll pereira - 7 - _DSC1145ica para discutir a reforma da Previdência Social e as conseqüências para os trabalhadores e trabalhadoras do campo. O projeto teve autoria dos deputados estaduais Estela Bezerra, Jeová Campos e do presidente da Casa.

Para o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag-PB), Liberalino Ferreira, o Parlatório dará voz à população mais humilde. “Eu não tenho dúvida do grande marco que foi realizado aqui, hoje, nesta Casa. A partir de agora, todos os movimentos sociais vão acompanhar os temas que serão pautados pela população no uso da tribuna, alcançando um volume muito maior de pessoas, o que antes não era possível”, destacou.

170217 - Abertura do Parlatório da ALPB - ©nyll pereira - 27 - _DSC0089Já o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Estado da Paraíba (CUT-PB), Paulo Marcelo, parabenizou a iniciativa e afirmou que a tribuna representa um avanço significativo para as manifestações populares. “O presidente da Assembleia Legislativa marcou um grande gol que é abrir a casa para o povo expressar o sentimento e fazer as reivindicações. Antes, até para entrarmos na frente da Assembleia com o carro de som era complicado. Hoje, se enviarmos um documento informando que mais adiante será realizado um movimento, a Casa estará aberta para isso”, comemorou.

A secretária das Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag), Alessandra Lunas, destacou o caráter democrático do Parlatório que enaltece a luta contra as injustiças. “É muito importante reinaugurar esse espaço na Assembleia Legislativa, uma vez que é conhecida pelo nome de “Casa do Povo”, principalmente porque é um momento marcado por uma mobilização dos trabalhadores rurais. Portanto, é simbólico para nós e desejo que os outros trabalhadores deste estado possam também vir para cá, todos os dias, para fazer uso do Parlatório”, ressaltou.

Segundo o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, Charliton Machado, a Assembleia cumpre o papel de 170217 - Abertura do Parlatório da ALPB - ©nyll pereira - 3 - _DSC1112servir aos interesses da população, abrindo espaço para os trabalhadores da Paraíba. “É muito importante ter um espaço aberto para que os movimentos, neste instante de retirada de direitos e de conflitos contra os interesses históricos dos trabalhadores, tenham no Parlatório a oportunidade de fazer as grandes reivindicações populares, dando voz às lutas das ruas, para ouvir o grito e o clamor popular”, finalizou Charliton.

Para o presidente Gervásio Maia, a Assembleia Legislativa faz história e devolve ao povo um espaço para o exercício da democracia participativas. “O Parlatório do Povo é mais um mecanismo para que os movimentos sociais exerçam a democracia participativa. Estamos muito felizes em devolver ao povo, um espaço que há muito estava ocioso”, ressaltou Gervásio.