Pular para conteudo principal

Notícias

Assembleia concede Título de Cidadão Paraibano a Adhemar Lopes de Almeida

Publicado em 27 de novembro de 2015 às 15:38

27.11.15 titulo de cidadania adhemar lopes © roberto guedes (30)A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou nesta sexta-feira (27) uma Sessão Solene para conceder o Título de Cidadão Paraibano ao Secretário Nacional do Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adhemar Lopes de Almeida. A sessão foi uma propositura do ex-deputado Vital Costa e foi presidida pelo deputado Frei Anastácio.

Para o ex-deputado Vital Costa, autor da propositura, conceder o Titulo de Cidadão Paraibano a Adhemar Lopes de Almeida é uma forma reconhecer a dedicação e o trabalho que o secretário nacional executou. “Durante 13 anos de gestão, Adhemar conseguiu atender quase 5 mil famílias com a aquisição de mais de 109 hectares de terra. Através do programa Arca das Letras, contemplou mais de 80 municípios da Paraíba, beneficiando mais de 40 mil famílias”, ressaltou.

O deputado Frei Anastácio ressaltou a importância do título de cidadania e relembrou os trabalhos prestados por 27.11.15 titulo de cidadania adhemar lopes © roberto guedes (13)Adhemar Lopes na zona rural do estado. “Ele prestou relevantes serviços na área do desenvolvimento agrário da Paraíba. Elaborou projetos que beneficiaram vários municípios paraibanos, como Monteiro e Lagoa Seca. Para mim é um orgulho entregar o Titulo de Cidadão Paraibano a este grande homem”, destacou o deputado.

O homenageado declarou que recebe o título com muita humildade e simplicidade. “Agora, além de dizer que sou paulistano, posso também dizer que sou paraibano. É uma honraria muito grande. Recebo como um reconhecimento pelo trabalho realizado e deixo meu compromisso de que vou fazer por merecer a homenagem que recebo neste momento”, comentou Adhemar.

27.11.15 titulo de cidadania adhemar lopes © roberto guedes (36)Administrador por formação, Adhemar Lopes de Almeida teve uma intensa atuação no movimento sindical, de 1977 a 2004, iniciando suas atividades no Sindicato dos Bancários de São Paulo e na Central Única dos Trabalhadores (CUT), da qual foi fundador e exerceu diversas atividades. Atuou também como representante no Comitê de Luta Pela Anistia aos presos e perseguidos políticos e no Comitê de Luta pelo Fim da Censura. Movimento que deu origem a organizações como a Central Única dos Trabalhadores e o Partido dos Trabalhadores. Por sua militância, foi perseguido pelo Regime Militar e enquadrado na Lei de Segurança Nacional, tendo seu mandato sindical cassado por duas vezes, em 1979 e 1983. Em setembro de 2008 teve seus direitos restituídos pela Comissão Nacional de Anistia.

Estiveram presentes na sessão solene o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Paraíba (Incra-PB), Kléber Oliveira Nóbrega; o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário da Paraíba, Luiz Gonzaga Júnior; o presidente da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), Nivaldo Magalhães e do representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), Antônio Brito.