Notícias
Assembleia concede Título de Cidadão Paraibano a Adhemar Lopes de Almeida
Publicado em 27 de novembro de 2015 às 15:38A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou nesta sexta-feira (27) uma Sessão Solene para conceder o Título de Cidadão Paraibano ao Secretário Nacional do Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adhemar Lopes de Almeida. A sessão foi uma propositura do ex-deputado Vital Costa e foi presidida pelo deputado Frei Anastácio.
Para o ex-deputado Vital Costa, autor da propositura, conceder o Titulo de Cidadão Paraibano a Adhemar Lopes de Almeida é uma forma reconhecer a dedicação e o trabalho que o secretário nacional executou. “Durante 13 anos de gestão, Adhemar conseguiu atender quase 5 mil famílias com a aquisição de mais de 109 hectares de terra. Através do programa Arca das Letras, contemplou mais de 80 municípios da Paraíba, beneficiando mais de 40 mil famílias”, ressaltou.
O deputado Frei Anastácio ressaltou a importância do título de cidadania e relembrou os trabalhos prestados por Adhemar Lopes na zona rural do estado. “Ele prestou relevantes serviços na área do desenvolvimento agrário da Paraíba. Elaborou projetos que beneficiaram vários municípios paraibanos, como Monteiro e Lagoa Seca. Para mim é um orgulho entregar o Titulo de Cidadão Paraibano a este grande homem”, destacou o deputado.
O homenageado declarou que recebe o título com muita humildade e simplicidade. “Agora, além de dizer que sou paulistano, posso também dizer que sou paraibano. É uma honraria muito grande. Recebo como um reconhecimento pelo trabalho realizado e deixo meu compromisso de que vou fazer por merecer a homenagem que recebo neste momento”, comentou Adhemar.
Administrador por formação, Adhemar Lopes de Almeida teve uma intensa atuação no movimento sindical, de 1977 a 2004, iniciando suas atividades no Sindicato dos Bancários de São Paulo e na Central Única dos Trabalhadores (CUT), da qual foi fundador e exerceu diversas atividades. Atuou também como representante no Comitê de Luta Pela Anistia aos presos e perseguidos políticos e no Comitê de Luta pelo Fim da Censura. Movimento que deu origem a organizações como a Central Única dos Trabalhadores e o Partido dos Trabalhadores. Por sua militância, foi perseguido pelo Regime Militar e enquadrado na Lei de Segurança Nacional, tendo seu mandato sindical cassado por duas vezes, em 1979 e 1983. Em setembro de 2008 teve seus direitos restituídos pela Comissão Nacional de Anistia.
Estiveram presentes na sessão solene o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Paraíba (Incra-PB), Kléber Oliveira Nóbrega; o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário da Paraíba, Luiz Gonzaga Júnior; o presidente da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), Nivaldo Magalhães e do representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), Antônio Brito.