Notícias
Assembleia divulga integrantes do júri do Prêmio ALPB de Jornalismo
Publicado em 9 de dezembro de 2014 às 16:13A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta quarta-feira (10), o anúncio dos vencedores do Prêmio ALPB de Jornalismo, durante festa de confraternização com a imprensa. A solenidade acontece às 20h, no Sonho Doce Recepções.
O prêmio foi dividido nas categorias de jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo, webjornalismo e fotojornalismo. Serão premiados profissionais e estudantes de Comunicação, com habilitação em Jornalismo e Radialismo.
Os integrantes do júri, que avaliaram os trabalhos inscritos, foram escolhidos por critérios técnicos. É formado por professores universitários e representantes de sindicatos, associações, do Ministério Público e de uma Organização Não Governamental (Ong).
Cada categoria é formada por três jurados. Para avaliar os trabalhos de jornalismo impresso foram convidados os jornalistas e professores universitários Henrique França e Agda Aquino, além do promotor de Defesa do Consumidor, Glauberto Bezerra, para fazerem parte do júri.
O material da categoria telejornalismo foi analisado pelos professores universitários e jornalistas Wilfredo Maldonado e Edônio Alves, e pela coordenadora do Instituto Soma Brasil, Karine Oliveira. O Soma Brasil é uma organização que atua nas temáticas de cidadania, controle social e transparência.
A categoria radiojornalismo teve a análise das professoras universitárias e jornalistas Norma Meireles e Goretti Sampaio, e pelo presidente do Sindicato dos Radialistas da Paraíba, Moisés Marques. A de webjornalismo ficou a cargo das professoras universitárias e jornalistas Joana Belarmino e Sandra Moura, e do presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, Rafael Freire.
As fotos jornalísticas foram avaliadas pelo professor e fotógrafo Antônio David, pelo professor universitário e jornalista Bertrand Lira e pela presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), Marcela Sitônio.
Critérios – Durante a avaliação dos trabalhos, foram analisados critérios como desenvolvimento do conteúdo, organização das informações, clareza, domínio da norma padrão da língua portuguesa, prestação de serviço à sociedade, originalidade, edição (no caso de telejornalismo e radiojornalismo) e estética (no caso de fotojornalismo).