Notícias
ALPB discute situação do açude Epitácio Pessoa no Senado
Publicado em 27 de novembro de 2013 às 18:19A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), através do deputado Assis Quintans (Democratas), participou nesta quarta-feira (27), em Brasília, de uma Audiência Pública no Senado Federal para discutir a situação do açude Epitácio Pessoa, que fica no município de Boqueirão e é responsável por abastece a cidade de Campina Grande e região.
Segundo o deputado Quintans, a reunião foi extremamente positiva, pois foi possível levar até a Capital federal a discussão de um assunto de extrema importância para o povo paraibano. “A mobilização que a ALPB fez em torno da situação do açude Boqueirão foi essencial para evitar um colapso e racionamento de abastecimento na região”, ressaltou.
O deputado também enfatizou o trabalho do Ministério Público Estadual e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a participação deles na audiência, que também contou com a presença dos senadores paraibanos Cássio Cunha Lima (PSDB), Cícero Lucena (PSDB) e Vital Filho (PMDB).
O açude Boqueirão é um dos reservatórios de água do Estado que sofre com a seca. A situação do manancial chegou a um ponto crítico que a ALPB realizou uma sessão especial no último mês de março para discutir o assunto.
Na ocasião, o pesquisador Janiro Costa Rêgo, da UFCG, revelou um estudo que indica a falta de controle entre a demanda e a oferta de água, e isso deve provocar o colapso do açude caso nada seja feito.
Texto: Eliseu Lins
Foto: Facebook do senador Cássio Cunha Lima